quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

12 Lições Para Sua Vida em 2012

Se você entende a sua vida como o maior empreendimento de todos então seria bom aprender um pouco com quem entende de negócios... o bilionário Richard Branson.


Você já deve ter ouvido falar nele pois é conhecido internacionalmente por seus feitos (além das empresas, é claro!). Vejamos como é possível adaptar suas lições e exemplos voltados para o mundo corporativo para usarmos em nosso dia-a-dia no ano que se inicia.




Lição 1 - Sua Idade Não Importa


Com apenas 16 anos Richard teve seu primeiro negócio de sucesso e, aos 22, fundou a Virgin Records. Aos 61 ele continua fazendo as coisas mais incríveis! Como em 2008 que tentou quebrar o recorde de tempo na travessia do Atlântico velejando.


Se você tem um sonho comece ainda hoje a construir as bases dele.


Lembre-se que nosso tempo é finito e que estarmos destinados a grandes coisas é muito mais mérito de usarmos nosso tempo e inteligência produtivamente do que da sorte.


Lição 2 - Pense Lateralmente


O céu é o limite para seu negócio, mas isso não significa que ele deve crescer apenas para cima. A revista fundada por Branson começou a vender discos e então surgiu uma gravadora, e daí em diante outros negócios vieram.


Na vida, ter apenas um plano linear para as coisas e se fechar para todo o restante é bobagem. Uma coisa sempre leva a outra e essa outra pode abrir novas oportunidades. Saber explorar isso permite que tenhamos mais possibilidades de sucesso.


Sair da zona de conforto é um caminho sem volta. 


Lição 3 - Diversifique


Se Branson ficasse preso ao ramo de discos certamente teria amargado imensos prejuízos desde 1999 quando o Napster (aquele programa de compartilhamento de música) foi lançado. Diversificar os negócios não apenas o salvou mas o tornou muito mais rico.


O perigo de ter apenas um plano na vida é absolutamente óbvio mas a maioria das pessoas só vê isso tarde demais. De uma forma ou de outra, sempre pagamos algum preço por escolher desse jeito.


Comece a pensar que 2012 pode não ser apenas mais um ano qualquer, mas o começo de experiências novas e excitantes que podem levar você a um novo patamar, sem falar que se algo der errado no plano original o seu novo plano já está em andamento.


Não espere um fracasso completo para enxergar as possibilidades.


Lição 4 - Ame Seu Negócio


Branson chorou quando vendeu a Virgin para outra gigante do mercado, a EMI. Muitos iriam chorar de alegria por ter ganho 500 milhões de Euros no negócio mas, para ele, representava mais do que dinheiro.


Muita gente passa tempo demais reclamando da própria vida.


Ame o que você tem e lute pelo que você não tem.


Amar a si e agradecer pelo que você é, pela vida que tem no momento, é um passo importante para construir mais e melhores coisas para si mesmo.


Comece gostando do seu quintal antes de gostar do restante do mundo.


Lição 5 - Oportunidade é Algo Constante
"Oportunidades de negócios são como ônibus, tem sempre algum passando pelo ponto em que você está"
No amor, no trabalho, na família, nas amizades... quantas vezes não nos sentimos desencorajados se algo sai diferente do que esperávamos? Já disseram que não podemos mudar o que se passou, então o jeito é manter os olhos abertos para as oportunidades de fazermos melhor no momento seguinte.


Não feche os olhos para as portas que se fecharam ou perderá de vista as que estão se abrindo.


Lição 6 - Seja um Ditador (Benevolente)
"Eu acredito na ditadura benevolente desde que eu seja o ditador."
Branson não pode ser acusado de ser uma pessoa ruim com seus empregados, mas ele abraça o seu papel de patrão como se fosse um ditador. Para ser um líder, não se pode ficar preocupado com o que as outras pessoas pensam a seu respeito. É preciso exercitar o poder e atuar de forma decisiva.


Na vida, não são raros os momentos em que tentamos nos adequar aos padrões ou decidimos baseado no que esperam de nós. Tem momento para tudo. Na maioria deles, se os seus instintos são leais e seus objetivos estão corretos, seja egoísta e jogue conforme as suas regras.


Brilhar por si próprio é uma responsabilidade que não pode ser terceirizada.


Lição 7 - Sucesso Na Escola é Diferente de Sucesso na Vida


Branson sofre de dislexia e aos 16 anos abandonou a escola.


A verdade é que o ensino formal é fundamental para desenvolver certas habilidades, mas lembre-se que inteligência não serve para nada se não tiver sendo praticada na sua vida.


Use a experiência acumulada a seu favor e você verá como as coisas difíceis começam a se dobrar aos seus pés.


Lição 8 - Aprenda Fazendo
"Você não aprende a andar seguindo regras. Aprende tentando e caindo"
Branson lançou uma revista sem ter feito jornalismo e tornou-se um dos homens de negócios de maior sucesso sem nunca ter assistido aulas de administração.


Não espere se qualificar em algumas coisas para começar a fazê-las. Apenas faça. É bem provável que errará bastante, mas mantenha o foco exatamente no que você aprenderá com tudo isso. Comece agora em 2012 a fazer o que planeja para um futuro que ainda é incerto e torne-o realidade.


A melhor maneira de saber o futuro é construindo-o.


Lição 9 - Seja Pioneiro


Branson fundou uma empresa de turismo espacial, provavelmente a primeira do mundo, poucos anos atrás. E mesmo sem levantar um único voo, já existe uma lista com 430 pessoas que pagaram 200 mil dólares por cabeça para fazer parte dela.


Ter o pioneirismo nas coisas é algo repleto de riscos, mas as recompensas podem ser enormes também.


Mais uma vez: saia da zona de conforto e tente o novo. Sua vida em 2012 agradece.


Lição 10 - Olhe Para o Futuro


Branson foi um dos visionários da energia limpa. Ele antecipou o interesse do mundo em razão da futura escassez de combustíveis fósseis e do crescimento exponencial dos preços do petróleo e investiu pesado em pesquisas nessa área.


Olhe para a sua vida hoje e pense como você quer ser e estar em 5 anos. E que tal em 10 anos?


Seja um visionário do seu próprio destino para começar a pavimentar o caminho até lá já em 2012.


Lição 11 - Dê Algo em Troca


Não importa qual exatamente o motivo de você fazer isso - religião, caráter, etc - o que importa é que você faça. Talvez não seja realmente uma regra que funcione, mas é provável que se doar para alguma causa de qualquer forma pode fazer com que coisas boas voltem em dobro para você.


Doe algum tempo, doe algum dinheiro, doe uma roupa usada... devolver ao mundo um pouco do que recebemos é uma excelente forma de crescer como pessoa e fazer seu mundo ser um lugar melhor.


Branson é um ativista incansável a respeito do problema do aquecimento global e um dos maiores doadores para a caridade no mundo.


Lição 12 - Curta as Coisas Simples
"Agora eu tenho apenas o prazer de estar vivo e ter tomado um longo e delicioso banho"
É de se invejar de forma positiva a vida que Branson leva. Praticamente não existe nada que ele não possa comprar ou lugar que não possa ir. Mas ele sempre deixa bem claro que os maiores prazeres da sua vida são sua saúde, sua família e amigos e as coisas simples da vida como um belo banho.


Não espere pelo seu sucesso para curtir tudo isso. Cuide de si mesmo e arrume tempo para tudo o que realmente importa na sua vida. Eleja suas prioridades e esteja certo de que as pessoas estejam no topo dessa lista. Não se vive sozinho no mundo.


E, convenhamos, se alguém consegue viver assim, não deve lá ser uma vida muito feliz...

Receba nossas atualizações:

2leep.com

Sobre o Autor:
100 Dicas de Maquiagem Em breve você verá aqui as instruções para fazer o download do ebook do Notícias da Moda.

0 comentários:

Postar um comentário